Projeto: Os Números da Saúde Física - prof. Mara - Matemática

Projeto: Os Números da Saúde Física by Sousa Mara on Scribd

Olá, querid@s alun@s do 6º ano!

Importantes transformações acontecem na adolescência, não só psicológicas, emocionais e sociais, como físicas. A influência da sociedade que incide em nossas crianças e adolescentes é constante e a valorização do corpo é fator importante na vida deles(as). Insatisfações com o corpo podem influenciar na saúde, repercutindo positivamente ou não, com chances de desencadeamento de situações agravantes.

Como está a saúde do seu corpo? Você sente dores na coluna? Você conhece e pratica posturas corretas ao desenvolver atividades no seu dia a dia? Você sabia que “90% das pessoas desenvolverão algum problema na coluna ao longo da vida”? Com base nessa estatística, trabalharemos um projeto em sala de aula, para auxiliar vocês a perceberem como a matemática pode ser útil quando o assunto é saúde! Vamos nos inteirar da linguagem matemática, explorando conceitos como: interpretação de gráficos, análises de medidas, comparações, deduções, relações entre grandezas, cálculos de porcentagem etc, estabelecendo relações nas situações vivenciadas por vocês, buscando soluções cotidianas práticas, gerando significados preventivos para possíveis problemas.

Tendo em vista a crescente recorrência do número de estudantes que se queixam de dores nas costas, regiões cervical e lombar, adotamos sessões educativas em nossas aulas a fim de promover criação, nos estudantes do Colégio Fractal (CJ e Kids 2), de hábitos saudáveis e mudanças na forma de utilização de mochilas, com orientações práticas das posturas corretas no transporte de carga.

 

Vamos lá?

 




 




Cordel - Dia da Matemática - Prof. Mara


 

6 de Maio — Dia Nacional da Matemática

 
O Dia da Matemática é uma data há tempos comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Essa comemoração é feita a cada 6 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Origem do Dia Nacional da Matemática

A nível nacional, a então deputada Raquel Teixeira foi a responsável por apresentar um projeto de lei, em 5 de maio de 2004, para instituir o Dia Nacional da Matemática. O objetivo era que o Ministério da Educação e da Cultura incentivasse atividades culturais e educativas nessa data. A proposta de Raquel determinava um momento para refletir a educação matemática, incentivando os professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber.

 Apenas em 26 de junho de 2013 a Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei n° 12.835, que instituiu, oficialmente, o Dia Nacional da Matemática, que deve ser comemorado anualmente em todo o território nacional em 6 de maio.

Por que o Dia da Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio?

Mas o que levou à escolha dessa data? Essa pergunta é facilmente respondida ao conhecermos a história de Malba Tahan. Nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan) começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se, posteriormente, em Engenharia Civil, mas nunca exerceu essa profissão. Muito apaixonado pela matemática e pela escrita, Júlio, que gostava de contar histórias, começou a envolver a matemática em seus enredos.

Em 1918, levou cinco de seus contos a um jornal carioca, no qual chegou a trabalhar. Como não houve qualquer interesse em suas produções, assinou os contos como R. S. Slade, um pseudônimo para um fictício autor americano. Apenas após essa nova autoria, ele pôde ver um de seus contos publicado no jornal.

Como Júlio era admirador da cultura árabe, passou a incluí-la em suas produções e chegou até mesmo a assinar suas obras como Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan, um árabe. Para dar credibilidade ao seu pseudônimo, ele escreveu uma falsa biografia em que atestava que Malba Tahan era um admirável escritor e tinha uma grande história de vida. Após ter diversos contos publicados com esse pseudônimo, ele conseguiu lançar, em 1925, seu primeiro livro matemático: Contos de Malba Tahan.

A fama alcançada por suas revolucionárias produções permitiu que Júlio César se tornasse conhecido como o verdadeiro autor do livro no ano de 1933. Todavia, como o pseudônimo tornou-se maior, ele nunca deixou de assinar o nome árabe e recebeu até mesmo uma autorização de Getúlio Vargas para que constasse ao lado de seu nome, em sua carteira de identidade, o pseudônimo “Malba Tahan”.

Ao longo de seus 79 anos, Malba Tahan publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente que apresentava enigmas e fantasias, o que se tornava uma aventura divertida e empolgante. Por essa diferenciada forma de escrever, até a data de seu falecimento, ele já havia vendido mais de um milhão de livros. Seu livro mais famoso, “O homem que calculava”, tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.

 https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-matematica.htm

 

 

 

 

 

 

Donald no País da Matemágica

Lista Obrigatoria4 Matemática - 6º ano - para a Prova 14 MAIO (Reduzida)

Lista Obrigatoria4 Matemática - 6º ano - para a Prova 14 MAIO (Reduzida) by Sousa Mara on Scribd

Aula: NÚMEROS Decimais e Fracionários - O Conjunto dos Números Racionais (Conjunto Q)

O CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS - CONJUNTO Q MATERIAL PARA ESTUDO. SUGIRO QUE, NO CADERNO, TENTE FAZER OS EXERCÍCIOS (MESMO QUE ESTEJAM RESOLVIDOS) PARA PRATICAR MATEMÁTICA. :)

AULA: Decimais e Frações by Sousa Mara on Scribd

Gabarito Lista Obrigatoria Prova 16 abril 2021 6ano Prof.Mara

- A prova deve ser resolvida passo a passo, conforme praticamos em sala de aula (apresentar todos os cálculos). 

- Alunos ON-LINE: preferencialmente que a prova seja impressa e respondida na própria folha de prova. 

- Confira se as imagens da prova estão nítidas, antes de postá-las no site. 

- Pratique bastante os objetivos que serão abordados nessa avaliação. 

- Não use calculadora. Pratique cálculos básicos.

- Ao estudar, tente (re)fazer todas as questões da lista, sem olhar as respostas. 

- Desafie-se! Você é capaz!! :) 

 

Slide Gabarito Lista Obrigatória Prova 16abril2021 6ano Prof.Mara by Sousa Mara on Scribd

Lista Obrigatória P2 do dia 24 março 2021 - 6º ano

Resolver toda a Lista (pode resolver na própria lista) e colar/anexar ao caderno de Matemática (da Profª Mara). Caso queira copiar, faça os enunciados à caneta e repostas à lápis. os exeercícios devem ter o passo a passo da resolução, conforme é feito em sala de aula, ok?

Lista Obrigatória P2 do dia 24 março 2021 - 6º ano by Sousa Mara on Scribd

Potenciação No Conjunto dos Números Naturais (IN)

 
 
COPIAR SOMENTE OS SLIDES COM EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
OS DEMAIS, PODEM SER COLADOS NO CADERNO 
(sugiro imprimir, quem puder, 4 slides por página - no momento da
 impressão, você escolhe o layout de 4 slides por pág, ok?).
Corrigir, no slide 32: na divisão de potência de mesma base: o correto é "a elevado a n-m"

Potenciacao em IN by Sousa Mara on Scribd

10 MULHERES MATEMÁTICAS QUE MUDARAM O MUNDO

 

10 MULHERES MATEMÁTICAS QUE MUDARAM O MUNDO.

No filme Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo) revela a história não contada das matemáticas negras da Nasa. Aqui estão mais 10 mulheres que transformaram a matemática.

 No filme “Estrelas Além do Tempo” conta a incrível história real de três “computadores humanos” negros que lutaram contra a segregação racial e o preconceito para trabalhar na Nasa, realizando cálculos matemáticos vitais nos anos 60. Aqui apresentamos outras 10 matemáticas incríveis que lutaram contra o desdém e a discriminação para prosseguir seus estudos e fazer descobertas incríveis.

 1. Hipatia

Filha do matemático grego Theon, Hipatia foi chefe da Escola Platônica em Alexandria, Egito, onde ensinou astronomia e filosofia. Descrita como uma mulher de grande intelecto e dignidade, os fanáticos religiosos acusaram-na de ser satanista e a assassinaram em 415 d.C. Embora não haja registros escritos, acredita-se que ela foi um gênio altamente influente que contribuiu enormemente para os textos publicados do famoso pai.

2. Sophie Germain

Inspirada na leitura de Arquimedes, a matemática do século XVIII Marie-Sophie Germain seguiu sua obsessão pela teoria dos números e cálculo assumindo a identidade de uma ex-aluna que havia desistido de estudar em uma academia de matemática só para homens em Paris. Infelizmente, seu brilhante trabalho sobre o último teorema de Fermat nunca foi reconhecido – quando ela morreu, ela foi listada como uma “mulher solteira sem profissão”.

 

 

3. Caroline Herschel

A primeira mulher a receber a medalha de ouro da Royal Astronomical Society em 1828, Herschel descobriu sete novos cometas. Depois de adoecer com tifo aos 10 anos, a matemática alemã nunca ficou mais alta do que 1 metros e 20  centímetros e supunha-se que ela nunca seria alguém de destaque, já que era improvável que ela se casasse. No entanto, quando seu irmão astrônomo William descobriu o planeta Urano em 1781, ela se tornou sua assistente paga, fez inúmeras descobertas importantes e viveu até a idade de 97 anos.

Star gazer: a matemática Caroline Herschel descobriu sete novos cometas. Crédito: Alamy

4. Ada Lovelace

Apelidada de “A Encantadora dos Números”, Lovelace era a única filha legítima do poeta Lord Byron, uma pioneira da computação vitoriana que colaborou com Charles Babbage nos primeiros computadores programáveis ​​em meados do século XIX. Pensadora visionária, Lovelace previu como as máquinas numéricas de Babbage poderiam ser usadas para traduzir qualquer forma de conteúdo em dígitos que pudessem ser manipulados por uma máquina. Suas idéias estavam tão à frente de seu tempo que só foram reconhecidas nos anos 50 – mais de 100 anos depois.

À frente de seu tempo: Ada Lovelace previu o potencial dos computadores no século XIX. Crédito: Alamy.

5. Sofia Kovalevskaya

Nascida em Moscou em 1850, a destreza matemática de Kovalevskaya foi notada por seu tio, que persuadiu seu pai invejoso a deixá-la tomar lições particulares. Os tempos patriarcais significaram que ela foi forçada a entrar em um casamento de conveniência para ser livre para viajar para a Alemanha, onde fez importantes contribuições para a análise matemática. Ela finalmente se tornou a primeira mulher a ganhar uma cátedra no norte da Europa depois de anos de hostilidade de colegas do sexo masculino.

 

6. Emmy Noether

Quando ela morreu em 1935, Albert Einstein descreveu Noether como a mais criativa e significativa gênia da matemática feminina de todos os tempos. Apesar de suas inovações em álgebra superior, Noether sofreu anos de desprezo por universidades alemãs, que se opuseram a uma mulher que ensinasse e só permitiram sua palestra sob o nome de um colega do sexo masculino.

7. Florence Nightingale

Depois de cuidar de soldados na Guerra da Criméia, Nightingale revolucionou a profissão de enfermagem, mas suas inovações matemáticas são menos conhecidas. Para apresentar seu caso para uma melhor assistência médica ao governo do Reino Unido, ela desenvolveu um talento para as estatísticas. Ela foi uma das primeiras pessoas a usar diagramas circulares como auxílios pictóricos e inventou um “gráfico de área polar”, semelhante a um gráfico de pizza.

Não apenas uma enfermeira: Florence Nightingale também era uma estatística brilhante. Crédito: Alamy

8. Joan Clarke

A única mulher que quebrou o código em Bletchley Park, Clarke trabalhou ao lado de Alan Turing na equipe que criou a enigmática máquina de quebrar o código das comunicações de guerra do nazismo. Embora mais tarde ela tenha se tornado chefe desse time, Clarke foi paga com salário menos que o dos homens e foi impedida de progredir em sua carreira por causa de seu gênero.

9. Dama Jocelyn Bell Burnell

Quando ela detectou o primeiro pulsar de rádio no final dos anos 1960, Bell Burnell fez uma das maiores descobertas astronômicas do século. Mas em 1974, dois de seus colegas homens foram premiados com o Prêmio Nobel pela descoberta, apesar de seu nome ter ficado em segundo lugar na lista dos cinco autores do trabalho vencedor – e ela foi a primeira a observar e analisar precisamente a estrela de nêutrons.

10. Radia Perlman

Às vezes chamada de “mãe da internet”, Perlman se tornou a líder no campo da ciência da computação depois de se formar no MIT no início dos anos 70. Perlman criou o algoritmo Spanning Tree Protocol que tornou a Internet possível e foi introduzido no National Inventors Hall of Fame em 2016.

Fonte: Telegraph

  https://netnature.wordpress.com/2019/03/07/10-mulheres-matematicas-que-mudaram-o-mundo/

 

Veja um pouco mais:

Doris Ferraz de Aragon 

Maria Gaetana Agnesi

Mary Ellen Rudin 

Maryam Mirzakhani

Maria Laura Mouzinho Leite Lopes 

POTENCIAÇÃO EM IN

Potenciação é uma forma diferente de escrever uma multiplicação de fatores iguais , na qual aparecem os conceitos de base e expoente , bem...